



Iara na Floresta dos Contrários
“Zangada, Iara Menina atira-se para a cama e enterra na cabeça, até ao pescoço, o chapéu em forma de cogumelo. «Daqui não saio! Não quero saber de nada nem de ninguém!» – desabafa a menina com o seu amigo Boletus, o chapéu-cogumelo que é, afinal, um objecto muito misterioso…
Boletus incita Iara a fazer uma jornada pela Floresta dos Contrário. Seria com certeza uma grande aventura e, quem sabe, talvez Iara descobrisse algo novo e extraordinário? No decorrer desta viagem, Iara viverá aventuras, encontrará amigos, deparar-se-á com inúmeros perigos, terá que superar provas, mas, no final, reencontrará a menina o que tanto anseia?”
“Iara na Floresta dos Contrários” é uma história invulgar, um lugar de exploração e de aprendizagem. Trata-se de uma obra escrita dentro do género literário do nonsense ou do surrealismo. Repleto de recursos expressivos e efeitos linguísticos.
O livro deu asas a um projeto de educação artística implementado em escolas do pré-escolar e primeiro ciclo.
Recorrendo à narração da história, dança/movimento como plataforma de estimulação dos vários sentidos, expressão plástica e musical, estimulação da criatividade e do imaginário pretende-se que as crianças vivenciem as aventuras fundindo-se com a personagem da obra.
O projeto conta com diversos instrumentos educativos associados.
Projeto Educativo
Recriação do conto com estimulação dos sentidos, expressão de emoções e incentivo à vivência das experiências propostas na história. Constituído por 8 sessões.
Sessão de Contos
Performance interativa com recurso a um tapete colorido de 7 metros, este proporciona uma viagem mágica à Floresta dos Contrários.
Musical
Projeto piloto em parceria com “O Mundo Somos Nós”.
Formação – Recursos Narrativos
Formação com artesãos com o objetivo de criar recursos narrativos.
Formação com atores/professores/educadores com ao intuito de utilizar os recursos narrativos.
Oficinas Ilustração (Sívia Teixeira – Whatdesign)